Comunicado do Bloco de Esquerda - UMA VOZ PELA CIDADANIA

Publicado em 24-09-2005

O BE no concelho de Benavente tem razões para assumir-se como movimento pela Participação.
- Combater a indiferença e a abstenção;
- Espelhar a crescente consciência dos princípios defendidos pelo BE no panorama político local;
- Catalisar a participação activa da população do concelho nas questões que a todos dizem respeito.
O BE no concelho valoriza o ambiente urbano como factor da qualidade de vida das populações.
- Faz do planeamento uma exigência em defesa do futuro ambiente urbano;
- Defende estratégias de reabilitação do parque habitacional e de requalificação urbana, nomeadamente através de políticas públicas de apoio aos mais carenciados, de modo a estimular a renovação urbana em zonas degradadas, a desincentivar a proliferação dos fogos devolutos e a contribuir para o combate à especulação;
- Bate-se pela utilização efectiva dos espaços de lazer através da promoção de acções de animação como catalisadoras da apropriação pela população, impedindo que sejam apenas investimentos para inauguração onde é depois negligenciada a manutenção.
- Exige a reconversão do espaço público, dotando-o das acessibilidades para uma normal utilização por pessoas com deficiências físicas e motoras.
O BE no concelho valoriza o ambiente natural como mais-valia para o desenvolvimento sustentável da região.
- Promove a avaliação contínua das prioridades de desenvolvimento estabelecidas para o município através da monitorização dos seus resultados efectivos;
- Defende estratégias que apontem, a médio e longo prazo, ao desenvolvimento sustentado no município através da valorização do potencial agrícola do concelho, incentivando uma agricultura direccionada ao equilíbrio biológico e ambiental, e promovendo a fixação de agentes económicos que a complementem;
- Defende o redireccionamento da actual estratégia de turismo rural para elites abastadas, cuja prática apenas promove a construção e a especulação imobiliária em zonas agrícolas e florestais, em prol do eco-turismo como promotor de práticas de educação ambiental e valorizando o património natural no município.
O BE no concelho defende a Transparência como prática dignificadora na gestão da causa pública.
- Fiscaliza e promove a discussão pública em todos os processos onde sejam questionáveis o interesse público e o interesse económico.
Apresentamo-nos como candidatos pelo BE à Assembleia Municipal e às Assembleias de Freguesia de Benavente e de Samora Correia. Queremos exercer um direito de cidadania, assumindo-o como o dever de ser a voz e os ouvidos de todos. Queremos partilhar o desejo de viver num concelho onde a transparência seja a garantia da prioridade do interesse público, onde a promoção da qualidade de vida e do ambiente seja o critério de crescimento e desenvolvimento, e onde a cidadania exigente e participativa seja o modo de democratização da vida política.

« (...) Apresentamos candidaturas à Assembleia Municipal e Assembleias de Freguesia de Benavente de Samora Correia, afirmando a nosso objectivo de participar activamente na vida autárquica como exercício de cidadania.

« É necessário que se entenda que o nosso posicionamento na prática política local é o de um grupo de pessoas que, para além de partilharem princípios comuns defendidos pelo Bloco de Esquerda, quer iniciar um caminho que conduza à divulgação e discussão pública de aspectos da vida autárquica que permanecem ignorados pela maioria dos cidadãos.

« À Assembleia Municipal, órgão máximo do poder autárquico e que tem sido votado a uma espécie de elemento acessório, queremos levar o debate sobre as opções de desenvolvimento do concelho que têm vindo a ser tomadas na gestão municipal.

« Ás Assembleias de Freguesia, cujas actuais competências têm permanecido muito aquém dum órgão de gestão, queremos levar a promoção de uma ideia de Junta de Freguesia com mais poderes e autonomia e cuja relação próxima dos cidadãos permita que a população se reveja na efectiva resolução dos seus problemas.

« O nosso modo de estar na política autárquica nada tem a ver com o culto mediático dos candidatos que encabeçam as listas aos órgãos de gestão do município.

« Estamos conscientes da necessidade de actuar pela participação, independentemente dos resultados eleitorais, e acreditamos que temos contributos a dar para a melhoria da vida das populações, para a consciencialização pública do direito e do dever de participar, dignificando a prática política como valor intrínseco de uma sociedade civilizada. (...) »

SEDE DE CAMPANHA:
Rua João Maria da Silva, 24
2130-058 BENAVENTE
EMAIL: be_naventa@aeiou.pt