Tejo Raiano 2006

Publicado em 11-08-2006

O Grupo Pioneiro do Agrupamento de 1127 de Samora Correia, do Corpo Nacional de Escutas, realizou uma expedição de conhecimento ao rio Tejo e áreas circundantes (aldeias, vilas, campos etc.), que se realizou nos dias 7 a 11 de Agosto de 2006.

Esta actividade foi a concretização final do Empreendimento VIAJANDO TODO O TERRENO lançado no Carnaval, o qual incluiu um Hike em Aveiro realizado na Páscoa. Ao longo deste tempo foram realizadas diversas Provas do Sistema de Progresso, das várias etapas e das insígnias de Competência.

A actividade foi dividida em duas partes distintas: a primeira de reconhecimento das povoações circundantes ao rio e a seguinte de canoagem, que serviu de meio de transporte entre os diversos pontos de interesse ao longo percurso.

Visitaram em primeiro lugar Vila Velha de Ródão e pernoitaram no Salão do quartel dos Bombeiros Voluntários, instalações disponibilizadas com grande simpatia e amabilidade.
No segundo dia, ficaram na pequena aldeia da Amieira do Tejo, concelho de Nisa. E, desta vez, passaram a noite em instalações da Junta de Freguesia, na Amieira.

Os últimos dois dias foram passados na Praia Fluvial do Alamal, concelho do Gavião, onde acamparam, e desfrutaram de uma vista do Tejo, com a vila de Belver como fundo.
Em Belver realizaram um jogo de vila, onde tomaram conhecimento dos principias lugares de interesse local e de dados históricos e culturais da região.
Outra actividade foi a canoagem, que serviu de meio de transporte entre os diversos pontos de interesse ao longo do rio.

de salientar a disponibilidade da empresa EDP, que suspendeu por uma hora as descargas da barragem do Fratel. Também as autarquias (JF Samora Correia, JF da Amieira do Tejo, CM Gavião) e aos bombeiros de Vila Velha de Ródão pelos apoio dados ao nível das estadias e transporte, sem o qual a actividade não teria atingido um tão grande sucesso.

Uma actividade enriquecedora para todos os participantes que no proximo ano deverá ter continuidade.