Cetraria a Nobre Arte de Caçar.

Publicado em 14-01-2007

Realizou-se na cidade espanhola de Estepa, entre os dias 13 e 14 de Janeiro de 2007, um encontro internacional de Cetraria e disputou-se o VI Campeonato Andaluz de Baixo voo.

Na Europa a Cetraria teve o seu auge nos séculos XIV a XVII, a decadência vem a verificar-se inicialmente com o aperfeiçoamento das armas de fogo e posteriormente com as modificações sociais resultantes da Revolução Francesa.

Em Portugal a Cetraria está implantada desde a primeira Dinastia e teve o seu ponto mais alto nos séculos XV e XVI, onde se praticava nas planícies de Coimbra, Ribatejo e Alentejo, sendo as coutadas de Salvaterra de Magos um dos locais preferidos para esta arte de caçar.

Hoje em dia a Associação Portuguesa de Falcoaria é a representante maior dos falcoeiros portugueses e tem por objectivo manter viva a Cetraria, esta nobre arte, um legado histórico e uma caça sustentável, além da preservação destas espécies de Aves de Rapina.

A convite de duas equipas portuguesas o SamoraOnline deslocou-se ao país vizinho onde ainda hoje a Cetraria é uma tradição respeitada e preservada.