Carnaval Samorense 2009

Publicado em 25-02-2009

O Carnaval em Samora Correia teve inicio no dia 07 de Fevereiro de 2009, com a inauguração da exposição “Carnaval Samorense - A Festa na Rua”, na galeria central do Palácio do Infantado em Samora Correia que está patente ao público até dia 28. A inauguração contou com a presença da escola de samba Paraíso Tropical.

Este ano o artista convidado foi o cantor Rui Bandeira e os reis do Carnaval foram Bélina Pinto e João Pirralho, dois foliões da terra, que foram coroados no sábado dia 21 no Palácio do Infantado na presença de vários convidados, população e não faltou a escola de samba Paraíso Tropical para dar ainda mais alegria à coroação e o imprescindível apresentador Joaquim Salvador da Associação Teatral “Os Revisteiros”.

No final do discurso Real, os Reis e restante acompanhamento seguiram em desfile no carro alegórico até à sede da ARCAS para a continuação da festa, animada por DJ’s.

O corso carnavalesco de Samora Correia saiu à rua, no domingo, com a tradicional assinatura da ARCAS - Associação Recreativa e Cultural Amigos de Samora.

Um mar de gente invadiu a avenida no primeiro desfile do corso, que percorreu as ruas da vila com vários carros alegóricos, escola de samba e muitos foliões que animaram a tarde de Domingo.

No dia 23, segunda-feira de carnaval, houve o tradicional assalto de carnaval na sede da ARCAS com DJ’s. O recinto estava repleto de miúdos e graúdos que se divertiram até de madrugada.

Terça-Feira de Carnaval, dia 24, Samora Correia voltou a atrair milhares de pessoas.
Com uma tarde radiosa de sol, pelas ruas, os carros alegóricos e os foliões desfilaram e brincaram com todos aqueles que encontravam neste último desfile de 2009.

Os reis do Carnaval Bélina Pinto e João Pirralho e o cantor Rui Bandeira, convidado deste Carnaval, distribuíram beijinhos e sorrisos, assim como a escola de samba Paraíso Tropical e os restantes participantes do corso com a sua juventude e boa disposição foram incansáveis nas coreografias apresentadas, uma tarde com muita dança, música, cor e alegria.

Mantendo a tradição no dia 25, quarta-feira, uma multidão acompanhou o enterro do Santo Entrudo, numa cerimonia cheia de novidades, nem todas frescas mas sempre de óptima qualidade com a garantia das viúvas e do padre Nelson Lopes, que voltou a ter a ajuda do jovem sacristão Hélder candidato a padre, ajudando na leitura do testamento do Santo.

As viúvas num pranto inconsolável, o cavalinho musical tocando a marcha fúnebre e o restante acompanhamento lá foram percorrendo as ruas da vila e recebendo a bênção do Santo Cagão.

No final o Santo Entrudo foi queimado no Largo do Calvário como manda a tradição, com a promessa de que para o ano há mais e que será melhor… Sempre melhor!


Videos em destaque:




Carnaval Samorense 2009



Carnaval Samorense 2009



Carnaval Samorense 2009



Carnaval Samorense 2009



Carnaval Samorense 2009



Carnaval Samorense 2009