V Semana Taurina de Samora Correia

Publicado em 09-05-2010

De 05 a 09 de Maio de 2010 decorreu a V Semana Taurina de Samora Correia, organizada pela Junta de Freguesia, mais uma semana de fortes emoções.

Ao longo de cinco dias decorreu no Largo do Calvário e ruas adjacentes as tradicionais largadas de toiros que tiveram sempre repletas de pessoas a assistir ao evento, só o tempo é que não ajudou muito com alguma chuva.

No Centro Cultural de Samora Correia, esteve patente ao público uma exposição de pintura “Puro Ribatejo” de Mauro Silva e uma exposição de fotografia e pintura “A Festa Brava” de Vítor Neno e Jorge Francisco.

No primeiro dia abertura do Espaço Puro Ribatejo (Celeiro da Companhia), no Largo do Calvário com a actuação do Grupo de Sevilhanas Canela e Manzanilla da Casa do Povo Samora Correia, seguida de fados e guitarradas com João Lourenço, Sara Lourenço, Manuel Arrebita, Gena, Vítor Conde, Luísa Soares, António Grou, Jorge Neto e Anita Guerreiro acompanhados à guitarra por Manuel Gomes e à viola Fernando Gomes.

Segundo dia após largada de toiros, actuação do Grupo de sevilhanas da AGISC, no Espaço Puro Ribatejo, seguido de rumbas e sevilhanas com o Grupo Sonido Andaluz, fados e guitarradas poetisa Piedade Salvador Adelino Guimarães, Maria Veneno, José Casanova, Mário Coelho, Carlos Oliveira, Susana Boavida, João Moreira e os irmãos Lagoa, acompanhados guitarra Manuel Gomes, viola Fernando Gomes.

No dia 07 de Maio actuaram o grupo de Sevilhanas da SFUS no Espaço Puro Ribatejo seguido do debate Conversas Taurinas “Figuras e Factos da Festa Brava e os Media” com os oradores Vítor Mendes, Rui Salvador, Verónica Cabaço, Nuno Oliveira, José Luís Gomes, Maurício do Vale e Francisco Morgado, moderador Sérgio Perilhão. Os fadistas nesta noite foram Nuno de Aguiar e Rodrigo Pereira, guitarra Manuel Gomes, viola Fernando Gomes.
No final da noite largada de toiros.

O III Encontro Taurino de Bandas realizou-se no dia 08 de Maio no Centro Cultural de Samora Correia, com a actuação da Banda de Música de Punta Umbria (Huelva - Espanha) e a Banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

No largo Calvário abertura do Espaço Puro Ribatejo para poderem saborear alguns petiscos Ribatejanos e mais tarde cerca da 01:00 horas realizou-se mais uma largada de toiros para finalizar.

No último dia 09 de Maio o Espaço Puro Ribatejo abriu cerca das 15:00 horas a que se seguiu uma vacada popular com a participação do Grupo de Forcados Feminino de Benavente.

No Centro Cultural e para terminar a V Semana Taurina espectáculo de Flamenco de António de Verónica e Saray Cortés (Málaga).

Dia 08 e 09 de Maio de 2010, integrado na V Semana Taurina Samora Correia, no salão da SFUS, decorreu um Workshop Flamenco com Saray Cortés e António de Verónica (Málaga-Espanha), com nível iniciados-tangos, nível intermédio-alegrias com Manton e nível avançado-bulerias.


Videos em destaque:




V Semana Taurina de Samora Correia



V Semana Taurina de Samora Correia



V Semana Taurina de Samora Correia



V Semana Taurina de Samora Correia



V Semana Taurina de Samora Correia