Seminário Associativismo – Que Futuro?

Publicado em 25-09-2010

Realizou-se no dia 25 de Setembro de 2010, no Cine Teatro de Benavente um Seminário sobre o tema Associativismo – Que Futuro?.

Este Seminário foi organizado pela Assembleia Municipal de Benavente e moderado por Dora Morgado, Coordenadora da Comissão Permanente de Educação e Cultura da Câmara Municipal de Benavente . Para além o Presidente da Assembleia Municipal, Carlos Alberto Pernes, estiveram também como oradores o Vice-presidente da Câmara Municipal de Benavente, Carlos Coutinho.

Como oradores convidados estiveram o Presidente da Confederação Portuguesa das colectividades que abordou o tema Legislação, fiscalidade, formação e desenvolvimento associativo, tendo salientado as dificuldades que as colectividades atravessam com os problemas administrativos e burocráticos a que estão sujeitas e convidou os dirigentes das colectividades presentes para se juntarem numa associação concelhia com o fim de poderem chegar mais rapidamente e com mais representatividade ao poder central.

O Dr. Ludgero Mendes, reconhecido folclorista e dirigente associativo falou sobre o movimento associativo enquanto factor de prestígio e desenvolvimento sustentado, referindo com maior destaque a dificuldade de encontrar pessoas dispostas a dar o seu tempo livre à causa associativa, embora isso não seja factor de desmotivação porque o movimento associativo está bem e irá continuar derrubando barreiras todos os dias.

Também foi convidada a Dra. Lucinda Martins que trouxe o tema Movimento associativo como factor de inclusão e o papel das mulheres no associativismo. Falando do ponto que seguramente mais caro, a Dra. Lucinda frisou o facto de que cada vez haver mais mulheres dirigentes em associações, apesar da dificuldade de conjugar esta actividade com a vida de esposa e mãe. E lamentou que, ainda hoje, as mulheres tenham que de suportar alguns preconceitos retrógrados que já deviam de estar extintos.

Ao intervalo foi servido um excelente coffee break preparado pela Escola Profissional de Salvaterra de Magos.

Estiveram presentes neste seminário quase todas as associações e colectividades do Concelho de Benavente e também alguns representantes de colectividades de Salvaterra de Magos, Almeirim e Santarém.

O resultado do Seminário foi positivo, não só por aquilo que foi possível aprender com os oradores convidados, mas principalmente pelos alertas que foram feitos sobre os problemas que os dirigentes associativos terão de enfrentar no futuro. Ficou no entanto, registado o optimismo no futuro do associativismo e a confiança de que será possível, ultrapassar todos os obstáculos, com trabalho e perseverança.