Parabéns Joaquim Salvador!

Publicado em 13-02-2018

Cantamos os parabéns ao ator e encenador Joaquim Salvador!

O filho da terra celebra, hoje, mais um aniversário!

Joaquim Salvador mantém, em Samora Correia, o grupo de teatro Revisteiros, que fundou aos 14 anos. Para o encenador, o truque para cativar um público que assiste sempre a peças com os mesmos atores é «ir surpreendendo a cada momento».

Natural de Samora Correia, Joaquim Salvador lembra que o pontapé de saída era fazer teatro e não só revista. «Havia o grupo de pessoas mas não havia nome e como estávamos a fazer uma revista alguém disse: «põe aí Os Revisteiros apresentam». E o nome ficou! O nome começou a cimentar e fidelizar o público e na hora de legalizar a associação houve dificuldade em alterá-lo. Já era uma marca. Isso implicaria, como admite, começar tudo do zero.

A primeira revista estreou a 13 de Novembro de 1986. Mas na mesma época os Revisteiros fizeram um espetáculo totalmente diferente, um teatro do absurdo, muito interventivo, que tinha nus integrais e que falava de canibalismo. Uma peça que foi feita num bar em Samora Correia.

Joaquim Salvador encena teatro nas Flores há 18 anos. O grupo de teatro Jangada, da ilha das Flores, nos Açores, leva a cena todos os anos entre quatro e cinco espetáculos e há 18 anos que o encenador se desloca propositadamente de Portugal continental à ilha.

Esta Terça Feira de Carnaval, no final do desfile do Corso Carnavalesco, todos poderão degustar um bolo de 100 metros que onze pastelarias do Concelho de Benavente, confecionaram para cantar os Parabéns a Joaquim Salvador.

Facebook: www.facebook.com/revisteirosteatro


Retratos de uma vida:





Reconhecimento público: