2º Dia de Festa em Samora Correia – Dia do Campino

Publicado em 14-08-2004

O Sábado de Festa dia 14 de Agosto de 2004, dedicado ao Campino, abriu com alvorada e a inauguração da Sede da ARCAS, com o descerramento da Lápide evocativa, na presença dos Autarcas do Concelho e da Freguesia, Sócios Fundadores assim como Directores das Colectividades e Associações de Samora acompanhada com uma guarda de honra de Campinos a cavalo seguida de bênção do gado, prova de condução de jogos de cabrestos e prova de perícia de Campinos no terreno do Clube Taurino de Samora Correia.

Na parte da tarde realizou-se o desfile etnográfico com a participação de Campinos Lavradores Cavaleiros Amadores e Ranchos Folclóricos, seguindo-se a Homenagem ao Campino 2004, Sr. Dionísio Assunção Alexandre, no Largo do Calvário.

Dionísio Assunção Alexandre marcou todas as pessoas que o conheceram e teve o merecido prémio ao encher o largo do calvário de amigos e futuros seguidores da sua profissão.

Pelas 18 horas realizou-se a passagem de toiros pela Avenida “O Século”, seguida de largada de toiros.

A abrir a noite o Festival Nacional de Folclore com a actuação do Rancho Folclórico Rosas do Mondego – Coimbra, Rancho Folclórico Campinos do Sorraia – Coruche, Rancho Folclórico Vinha da Rainha – Soure, Rancho Folclórico Ceifeiras e Campinos da SFUS – Samora Correia, Rancho Etnográfico Samora e o Passado – Samora Correia e o acender dos fogareiros com distribuição gratuita de Sardinha, Pão e Vinho.

Durante a noite no decorrer da sardinha assada, as ruas foram animadas com desfile de Cavalinho Musical, Fados na Fonte dos Escudeiros e na Praça da Republica Arraial Popular com a Banda Musical “Convergência”.

Para terminar e como manda a tradição as entrada de toiros conduzidos por Campinos e largada de vacas, preencheram toda a madrugada, onde o sono não conseguiu vencer os largos milhares de pessoas que assistiram a mais este dia de festa.

Na zona “R” houve animação na tenda – “After Hours”

Vídeos para ver:

Provas de jogos de Cabrestos e Pericia de Campinos

Desfile Etnográfico / Homenagem ao Campino

Passagem de toiros na Avenida

Sardinha Assada