3º Dia de Festa em Samora Correia – Dia da Padroeira

Publicado em 15-08-2004

O dia de domingo 15 de Agosto de 2004 dedicado a Nª. Sr.ª da Oliveira, começou pelas 08:00 horas com a alvorada. Seguiu-se às 09:00 horas o desfile de campinos, cavaleiros amadores e jogos de cabrestos desde o calvário até ao local da picaria, terreno pertencente ao Clube Taurino situado em frente a sede da ARCAS.

Pelas 10:00 horas deu-se inicio à picaria à vara larga, actividade campestre que não se realizava à já 10 anos, com prémios para a melhor varada de campino, prémio João Toureiro e para a melhor varada de cavaleiro amador, prémio João Pedro Oliveira.

Junto ao Pavilhão Gimnodesportivo, pelas 10:30 horas, realizou-se a prova de perícia automóvel.

Ao meio-dia foi celebrada missa na Igreja Matriz.

Já à tarde pelas 15:30 horas iniciou-se a concentração para o cortejo de Nª. Sr.ª de Alcamé, no Porto Alto.

O cortejo de Nª. Sr.ª foi acompanhado por campinos conduzindo conjuntos de cabrestos, cavaleiros amadores, a Banda da Sociedade Filarmónica União Samorense, a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia e por uma multidão de devotos que percorreu todo o trajecto, do Porto Alto para Samora Correia, acompanhando a imagem até à Igreja Matriz, onde se seguiu a missa de homenagem às padroeiras.

Pelas 18:00 horas a procissão com todas as imagens saiu pelas ruas da vila junto com o povo, que passo a passo, acompanhou com rezas e cantos ao longo de todo percurso.

À noite, pelas 21:30 horas deu-se a abertura da quermesse e pouco passava das 22:00 horas quando se deu inicio ás variedades com os artistas Adelaide Ferreira, Luís Filipe Reis e sua Banda. De seguida foram entregues os prémios aos vencedores do concurso de montras, varandas e burladeros decorados, o conjunto musical K-Vinil preencheu até às 3:00 horas da manhã mais um dia de festa.

A partir das 3:00 horas houve animação na tenda Zona R – “After Hours”

Vídeos para ver:

Picaria à Vara Larga

Prova de Perícia Automóvel

Cortejo N. Sra. De Alcamé

Procissão